segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Carnaval Olinda-PE

CARNAVAL DE OLINDA
O mai famoso boneco gigante de Olinda
O Ilustre Homem da Meia Noite

Só em Olinda você pode acompanhar uma corrida de bonecos gigantes, uma das coisas mais engraçadas que já vi na vida, só vendo para saber o que estou falando.

Essa foto é fantastica....


Você consegue fazer isso?
Aqui em Olinda-PE você pode aprender e curtir momentos inesquecives, coisa linda é ver os passitas dando show de frevo no pé, fico louca quando vejo ....



Olha eles, desfile dos bonecos gigantes, são tanto que vc perde as contas....
Um dos bonequeiros mais famosos de Olinda é Silvio Botelho.

HISTÓRIA DE FOLIA

Os festejos carnavalescos chegaram ao Brasil trazidos pelos portugueses e tinha o nome de entrudo. Por conta da violência das brincadeiras, a folia foi proibida oficialmente. Aos poucos as batalhas cederam espaço a uma verdadeira festa e passaram a usar confete e serpentina.

A palavra Carnaval, que em latim é abstenção da carne (carnen levare), começou a ser utilizada, pois a festa é comemorada no período que antecede a quaresma, quando se praticava a abstinência da carne.
Em Pernambuco, o entrudo assimilou as tradições africanas. No século XVII, os escravos promoviam reuniões para a Festa de Reis, formando cortejos com bandeiras e improvisando cantigas ao ritmo de marcha.
O frevo e suas variações surgiram no século XIX, dando ao carnaval de Pernambuco uma identidade única no Brasil. A partir de então, operários urbanos organizaram as primeiras agremiações nos bairros populares.
Ao lado dos maracatus, dos ursos, dos caboclinhos, das escolas de samba, estes clubes, troças e blocos, unindo as influências européias, africanas e indígenas, transformaram o Carnaval de Pernambuco numa festa plural.
Agora, que você já conhece a história do Carnaval, aproveite a folia em Pernambuco. A animação é garantida.

Fonte texto-FUNDARPE
Fonte fotos- flickr Prefeitura de Olinda
É claro que em PERNAMBUCO não tem só o frevo, temos também, maracatu, papangu, os caretas, caboclos de laça....entre outros. Em quatro dias você não consegue conhecer tudo, tem que voltar outras vezes, o carnaval de Pernambuco e Multi Cultural.
....."é lindo ver o dia amanhecer, com violões e pastorinhas mil
dizendo bem que o Recife tem, o carnaval melhor do meu Brasil"...
Último Regresso
Getúlio Cavalcanti
Beijos amores e Brinquem o Carnaval na paz.






2 comentários:

  1. OI ANINHA... ADOREI ESSA POSTAGEM... OH SAUDADE DA SÉ DE OLINDA... NÃO SOU FÃ DE CARNAVAL NÃO, MAS A NOSSA CULTURA É LINDA... OLINDA TEM UM CARNAVAL BEM DIFERENTE... BJS E BOM CARNAVAL

    ResponderExcluir
  2. adorei... estou fazendo um trabalho sobre isso e me ajudou bastante. obrigada, beijos.

    ResponderExcluir

Pesquisar